Dicas de Saúde

Exames para o bebê

15 de novembro de 2014

Após o nascimento do bebê, alguns testes devem ser realizados para detectar possíveis doenças e facilitar um tratamento correto.

Teste do Pezinho

Rastreamento da fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito e as hemoglobinopatias. A fenilcetonúria é causada pela deficiência de uma enzima no fígado responsável pela transformação de proteí¬nas no organismo. Quando o bebê apresenta essa deficiência, ou seja, essa transformação não ocorre em seu organismo, há um acúmulo do aminoácido felalanina, prejudicial ao sistema nervoso e que pode provocar deficiência mental. No caso da criança ser portadora do hipotireoidismo congênito o seu desenvolvimento fica prejudicado. No caso de hipotireoidismo na forma grave leva ao cretinismo, o que provoca na criança uma capacidade cognitiva muito baixa e irreversível. A hemoglobinopatia é caracterizada por anemias de origem genética, e pode causar na criança anemia moderada, obstrução de pequenos vasos sanguíneos e infecções. Todas essas doenças, detectadas a tempo, podem ser curadas.
Outros exames que podem ser realizados, a critério do médico, são o G-6-PD, talassemina, anemia falciforme e hiperplasia congênita de supra-renal.

Teste da Orelhinha

Um teste preventivo que também pode ser feito a pedido dos pais, é o da orelhinha. De acordo com a OMS um em cada mil bebês nascem com deficiência auditiva. Caso seja detectada a perda de audição o bebê será encaminhado para a utilização de aparelhos apropriados e terapia fonoaudiológica para que seja realizada a estimulação auditiva e de linguagem.

Teste do Olhinho

O teste do olhinho consiste em avaliar os reflexos de criança a estímulos luminosos. O exame é considerado normal quando os dois olhos apresentarem um reflexo vermelho brilhante.
O teste do olhinho permite ao médico identificar doenças como catarata congênita, retinoblatoma e infecções. Segundo pesquisa do MS no Rio de Janeiro, entre 5.017 bebês nascidos em maternidades públicas, três tiveram doença confirmada.

Visite-nos

A Maternidade Zacarias Júnior está localizada na Rua Hipólito Santos, S/N – Centro – Lagarto/SE
(79) 3631-2723

Conheça-nos

Fundada em 02 de dezembro de 1948, a Maternidade Zacarias Júnior, tem por finalidade a proteção e assistência a maternidade e a infância, zelando pela saúde, o bem-estar e as necessidades da criança e da gestante, antes, durante e depois do parto.

» Mais

Banco de Leite

O Banco de Leite Enfª Zoéd Bittencourt inaugurado em 2006 é um serviço especializado em promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução da coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado.

» Mais